domingo, 19 de abril de 2009

Na Medida Certa

Balança Medidas ...então, chega a hora de começar a receita. Ok, tudo certo. Será?

Ontem mesmo eu estava conversando com uma amiga. Ela me mostrava um livro de culinária que comprou. Ela parecia empolgada, o que me deixou muito feliz. Havia poucos meses desde a primeira vez dela na cozinha. Logo no início da nossa leitura, nos ingredientes mesmo, surgiu-lhe uma dúvida:

- Como assim? – ela indagou

- Como assim, ¼ de copo de farinha?

Lembrei-me de quando, eu mesmo, comecei a brincar mais a sério na cozinha. Muitas receitas, principalmente de confeitaria, por sua exigência extrema no que se refere às medidas, se transformaram em monstros que só faltavam sair pulando do forno... um horror!!!

Nem sempre as medidas exatas serão determinantes para o sucesso na execução de uma receita. Temperos, especiarias e aromatizantes, entre outros ingredientes, muitas vezes ficam ao gosto do “freguês”, mas quando estas quantidades se referem aos “ativos”, que tem a função de criar condições fisioquímicas, ou seja, que farão a massa não endurecer demais, o suflê não virar uma panqueca, ou a calda não virar um caramelo antes da hora, as medidas devem ser respeitadas.

Não quero me perder em devaneios nesta postagem. Desta vez não posso me dar ao luxo de errar na medida, pois acabo de me lembrar que “minha amiga”, a que me deu a idéia de falar sobre este assunto, ainda aguarda as informações que prometi. Só espero que ela não tenha seguido à risca a receita, do contrário, quem sabe ela já não tenha preaquecido o forno como dizia a receita.

 

 Tabela de equivalência

1 xícara equivale a 240 ml

1 colher (sopa) equivale a 15 ml

1 colher (chá) equivale a 5 ml

Açúcar

1 xícara = 180 g

1 colher (sopa) = 12 g

1 colher (chá) = 4 g

Farinha de trigo

1 xícara = 120 g

1 colher (sopa) = 10 g

1 colher (chá) = 4 g

Chocolate em pó

1 xícara = 90 g

1 colher (sopa) = 6 g

1 colher (chá) = 2 g

Manteiga

1 xícara = 200 g

1 colher (sopa) = 12 g

1 colher (chá) = 4 g

Líquidos (água, óleo...)

1 xícara = 240 ml

1 colher (sopa) = 15 ml

1 colher (chá) = 5 ml

Arroz

1 xícara = 200 g

 

Quando a receita indicar 1 copo, pode-se usar a equivalência de 1 xícara. Já para os mais detalhistas, devo ser mais preciso, neste caso 1 copo são exatos 236,59 mililitros, 1 colher de chá 4,93 mililitros e 1 colher sopa 14,79 mililitros.

Os valores acima demonstrados devem servir como referências e tão somente, pois a exatidão das medidas só se conseguirá com uma balança digital. Inclusive, se você tiver condições de adquirir uma, vá em frente, é um excelente investimento para os bons aventureiros da cozinha.

Related Posts with Thumbnails