quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sopa Gratinada de Cebola Caramelizada

Foto do Prato Final - P5280646 

Esta sopa é uma bela escolha não só servida em porções simpaticamente exageradas como um gesto de carinho no frio do inverno, mas também em pequenas quantidades como uma simples entradinha. É um senhor “abre apetite”! O gostinho de quero mais será quase unânime entre os comensais, preparando os paladares para o prato principal.

David Ogilvy já dizia que as normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios. Apesar de não poder fazer uso desta ideia para todas as situações, para algumas ela “cai como uma colher de pau”. Há muito tempo que a utilizo para me desculpar com mestres da história da culinária; Soupe à l'Oignon Gratinée é um clássico da cozinha francesa, e assim deve permanecer e ser respeitado. O fato é que também não se pode ignorar o aventureiro curioso e cheio de ideias que habita o coração e a mente de um cozinheiro. Foi com esta certeza que me deliciei em ousadias ao meter o bedelho e substituir o Vinho do Porto ou o Madeira por um “Old Time Tennessee Whiskey”, o poderoso Jack Daniel’s para deglaçar. O sabor levemente tostado e elegante deste whiskey caiu muito bem com o adocicado da cebola caramelizada, e a troca do caldo de carne da receita original, para o caldo de legumes, ajudou a suavizar a base, deixando o caminho aberto para que a cebola assumisse o comando desta festa de aromas e sabores intensos.

Assista ao vídeo quantas vezes for necessário. Não se apegue aos detalhes de quantidades, o importante é entrar no clima… deixe que a melodia da panela conduza esta dança apaixonante.

Bon Appétit!!!

 

 

Ingredientes

1 kg de cebola

50 g de manteiga sem sal

3 col de sopa de farinha

1 l de caldo de legumes

50 ml de whiskey

Queijo Gruyère*

Torradinhas*

Noz-moscada*

Folhas de tomilho fresco*

Azeite de oliva*

Pimenta do reino*

Sal*

* a gosto.

7 comentários:

  1. Hummm...hummmm...hummm...
    nham...nham...nham...só água na boca!!! Tô com inveja da Cris! Hehehe...Grande beijo e + uma vez...PARABÉNS!!!! Lindo video, receita maravilhosa...tudo de bom!
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm... Hummmm... Hummmm
    Mas então vamos ter que combinar uma sopinha para o nosso próximo encontro. Hein? Tu é quem manda. Tu pedes e eu cozinho. É sempre um grande prazer cozinhar para a minha sogrinha querida e amada. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hehehe...então tá combinado! No próximo encontro degustaremos alguma sopa divina! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que espetáculo!!! O show deve continuar!!! Parabéns!!! Aguardo o próximo vídeo!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela receita e principalmente pela didádica com a qual ensina a sua preparação. Devo prepará-la hoje e depois passo por aqui para dizer como ficou. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Bruno, muito obrigado pela gentileza do seu comentário.
    Mande notícias!
    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo vídeo muito bem feito! Acho muito legal a ideia de dosar os ingredientes com a sensibilidade do cozinheiro. Nunca sigo uma receita a risca, mas gosto de buscar inspiração em quem já realizou o prato que estou elaborando. Daqui a pouco vou fazer "a minha versão da sopa gatinada de cebola" e seu vídeo será minha fonte de inspiração. Espero receber minha esposa, quando ela chegar do trabalho, com uma deliciosa e quentinha sopa francesa. Abraços, Lamberto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails