segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Aventuras "Abobrinhanas"




É incrível como a maioria das pessoas torce o nariz quando são informadas de que o prato da noite será abobrinha, couve e soja. Alguns perguntarão: Como? O que? Abobrinha? Couve e soja? Enquanto outros já estarão desesperadamente folhando um guia telefônico na seção de tele-entregas. Mesmo em tempos de alimentação saudável esta aventura “abobrinhana” ainda pode assustar alguns “menos avisados”. Eu, particularmente, adoro surpreendê-los.
Uma mera integrante da família das Cucurbitáceas (a tal da... abobrinha) é a estrela principal desse prato. Pré cozidas, recheadas com soja texturizada refogada em panela de barro, com alho, cebola, pimentões verde e vermelho, tomate, cebolinha, salsinha, pimenta de cheiro, extrato de tomate, queijo provolene, shoyu, azeite de oliva e sal. Hummmm, vocês não imaginam a diferença que o sabor defumado da panela de barro e do provolone podem fazer num refogado de soja. Já presenciei muitos daqueles “menos avisados”, nos quais fiz citação, se perguntarem onde estaria a soja que foi anunciada. É um truque que sempre tenho guardado na manga quando sirvo paladares não muito chegados ao reino vegetal.
...ahhhh, claro, eu já ia esquecendo. Esse gratinado de dar água “nas bocas” foi feito com um cremoso queijo Gruyère escamado.

As trouxinhas de couve, amolecidas no vapor e recheadas com a mesma soja da abobrinha, apesar de serem coadjuvantes neste prato, não são menos importantes na tarefa de surpreender. Servidas sobre um molho simples de tomate feito com azeite de oliva, alho, tomates enlatados (de preferência sem aditivos), um pouquinho de vinagre de vinho tinto (não tenham medo, depois que o sabor forte do vinagre evapora, o que fica é um toque equilibrado de acidez incrível), uma pitada de Tabasco, sal e, porque não, algumas folhas frescas de manjericão.
Acreditem, “os menos avisados” não sabem nem mesmo de onde veio o golpe. O nocaute é garantido.

6 comentários:

  1. Hummm...Que delícia!!! E o sabor ainda é melhor do que a foto!!! Eu provei!!!! Sou felizarda em poder degustar estes sabores!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Mas do jeito que você fala, parece tão fácil. Adoro comer, mas infelizmente nem mesmo um ovo cozido eu consigo fazer sem que ele rache ao meio.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmo! Receita criativa e saborosa! Sempre é bom aprender coisas novas. Vi de perto e achei inspirador, até para quem não sabe cozinhar! Abraço Renato!

    ResponderExcluir
  4. Perfeitas com certeza nos seus sabores. As apresentações dos pratos estão a altura dos grandes chefs internacionais. Parabens.

    ResponderExcluir
  5. Lindas, deliciosas, sao suas receitas. Amei encontrar a receita da mae no blog de Chef. Eu amo fazer receita caseira.

    Estou contente de descobrir outro Chef que posta blog, posta tecnica e posta receita, ate da familia.
    Pois tem um monte que escreve blog e nao posta nada, so bla, bla... Nao divide nada com ninguem, so se paga-lo.

    Vc e o Blog Picadinho de Bacana (la do RJ) estao como meus prediletos.

    Descobri vc na lista do Top Blog parabens. Aprovetei e registrei o link do seu blog, num marcador que criei a muito tempo no rodape do meu blog receitas:

    Homens na Cozinha.

    La vc encontrara os seus colegas que postam receitas e se apresentam na internet. E um jeito de organizar as otimas descobertas na Internet.

    Ja vou te avisar. Vou fazer a receita da sua mae tá? Ai te conto qual foi a reaçao do povo aqui em casa. Aprovado pela turma, vai para meu blog, com o registro dos seus merecidos creditos (fonte).

    Priscila Beneducci
    (sou paulista e vivo na Grande BH)

    ResponderExcluir
  6. Priscila,
    Quão grande não foi a minha alegria ao perceber mais uma cozinheira das nossas: alegre, inteligente e com palavras tão contagiantes.
    Por muito tempo imaginei que meu Cantinho era “menor”, ou quem sabe até desinteressante aos olhos dos artistas da cozinha, pois sempre tive pouquíssimos seguidores e quase nenhum comentário para motivar-me nessa caminhada entre panelas que tanto nos fascina, que tanto nos apaixona. Mas fui percebendo aos poucos que assim como na boa comida, feita com amor e carinho – ingredientes que não se compra –, a relevância está na qualidade e jamais na quantidade, e talvez o cuidado que tenho com as misturinhas seja o mesmo que aprendi a cultivar na escolha das palavras que vão contando a história desse “Cantinho”.
    Bem como disseste, muitos escondem técnicas, outros ensinam escondendo e assim vão atrapalhando e confundindo os aprendizes famintos por conhecimento.
    O grande chef Alain Ducasse disse certa vez: “Ensinar é multiplicar.” – se um profissional dessa grandeza não esconde nada, porque nós, tão pequenos e tão carentes ainda de informação haveríamos de fazê-lo. Não é?
    A fim de encurtar este já prolongado comentário, quero então dizer-te: seja bem-vinda ao meu humilde Cantinho e espero que gostes da receita da minha mãe, com certeza, adicionando aquele ingrediente que não se compra, as chances de agradar a tua turma será grande.
    Vou dar uma navegada no teu blog e depois passear um pouco no “Picadinho de Bacana”, já sou um seguidor antes mesmo de conhecer.
    Obrigado pelo apoio, carinho e atenção!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails