sexta-feira, 27 de março de 2009

Bacalhau Cheio de Estilo

DSC00767
“As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios” – David Ogilvy
Esta frase é de, se não o maior, um dos maiores publicitários que já existiram na história da humanidade. Mas porque eu estaria utilizando esta frase num blog onde o assunto é culinário? O fato é que raramente consigo seguir uma receita de ponta a ponta, sem que no meio do caminho eu meta o bedelho nas quantidades ou nos ingredientes, salvo receitas de “pâtisserie”, pois este é um terreno perigoso para os aventureiros incautos.
Desta vez eu estava decidido em seguir direitinho esta receita de bacalhau, me dediquei ao máximo para não alterar nada. Mas infelizmente, ou felizmente, de nada adiantou meus esforços.
Acho que essa é uma ótima escolha para quem quer fugir um pouco dos pratos de bacalhau mais tradicionais e conhecidos, dando um toque de alta gastronomia para este peixe que toma conta das mesas dos brasileiros no período de Páscoa.
Uma das coisas que mais me chamaram a atenção neste prato foi a presença da broa de milho. Adoro novidades, e mesmo tendo descoberto posteriormente que de fato é muito comum em Portugal a combinação de bacalhau e broa de milho, confesso que para mim foi uma novidade. Comprei a broa menos doce que eu pude encontrar e misturei com um pouco de sequilho de fubá. O resultado foi uma farofa levemente adocicada.
Desejo-lhes sucesso na receita e Feliz Páscoa!!!


DSC00791Bacalhau com Batatas,
Folhas de Mostarda e
Broa de Milho
(6 porções)

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado
600 g de batata bolinha (batatas pequenas)
2 molhos de folha de mostarda
200 g de pimentão vermelho
200 g de pimentão verde
150 g de broa de milho
50 g de sequilho de fubá
100 g de azeitonas pretas sem caroço
150 ml de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho
10 g de salsinha picada (3 col de sopa)
Óleo vegetal para untar
Pimenta do reino moída
Sal grosso
Sal


Modo de preparo

Pique grosseiramente as azeitonas e um dente de alho. Adicione 100 ml do azeite de oliva, uma pitada de sal e bata tudo num processador para obter um molho grosso. Não muito batido. Reserve.
Lave as folhas de mostarda e cozinhe em um pouco de água. Escorra e aperte para eliminar o líquido em excesso. Pique grosseiramente e puxe no alho (1 dente bem picadinho) com 2 col rasas de azeite de oliva (20 ml). Reserve.
Limpe as batatas, seque-as e coloque-as numa assadeira untada com óleo vegetal. Polvilhe com um pouco de sal grosso. Leve ao forno preaquecido a 180°C por uns 35 minutos ou até que as batatas estejam cozidas e um pouco douradas. Cuide para que elas não cozinhem demais, devem manter-se firmes. Tire-as do forno e gentilmente dê um murro para que elas estalem. Reserve.
Limpe e asse os pimentões. Corte em tiras e reserve.
Esfarele as broas e os sequilhos. Junte 1 dente de alho picado finamente, a salsinha picada, 30 ml do azeite de oliva, uma pitada de sal e pimenta do reino moída. Reserve.
Grelhe o bacalhau. Limpe tirando as espinhas e a pele. Separe em lascas.
Unte com óleo vegetal uma assadeira rasa e a parte interna de 6 aros de 9 cm. Vá preenchendo os aros em camadas: primeiro as batatas, depois as folhas de mostarda, o bacalhau e por último a farofa de broa com sequilho. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 25 minutos.
Com o auxílio de uma espátula desenforme dos aros passando para os pratos. Decore com os pimentões e folhas de salsinha. Derrame o molho ao redor do prato e sirva.

2 comentários:

  1. Até e que não gosto de bacalhau fiquei com vontade de comer .... hahahahahha!!!
    O visual está lindo e tomando como base tudo que já provei, que fizeste,o gosto deve estar o máximo!!!
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  2. Procurou a broa menos doce? Em Portugal, ainda que em pastelaria (patisserie) existam umas broínhas de milho doces. A broa de milho tradicional é uma espécie de pão de côdea espessa e não é doce, pelo que não é necessário acrescentar nada para cortar esse doce e ela por si só depois de esfarelada deixa uma consistência de uma farofa grossa.

    Caso não haja na sua região, pode encomendar à distância, pois sendo um pão tradicional, bem embalada e guardada em local fresco e seco, dura muito tempo.

    Em SP você encontra essa broa na Nova Charmosa: http://www.novacharmosacasadepaes.com.br/portal/produtos/paes/tradicional.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails